O cotidiano violento em comunidades do Rio, assunto principal das letras de músicas de Rodson Soares Gomes, teve impacto também na vida pessoal do cantor de 30 anos nesta terça-feira (6). MC Rodson ficou ferido durante uma operação policial no Rio.

    Três pessoas morreram e oito foram baleadas, nesta terça-feira, no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio, durante operação dos batalhões de Operações Especiais (Bope), Choque e Ação com Cães, da Polícia Militar.

    Um dos seus produtores afirmou que ele passeava com o cachorro quando foi atingido. Rodson passou por cirurgia e está fora de perigo.

    Sucesso no Rio

    A música mais conhecida de MC Rodson é “Favela é lugar de paz”, cujo vídeo lançado em 2016 já tem mais de 21 milhões de visualizações no YouTube. Não está no patamar dos maiores funkeiros do Brasil, mas mostra como ele era bem conhecido no cenário carioca.

    Em “Favela é lugar de paz”, a imagem de um local pacífico está mais no desejo de Rodson para o lugar onde vive do que na realidade. Ele lamenta estes problemas:

    “Menor já sabe traficar, matar, roubar, aí não dá”.

    Ele deseja que a favela seja “lugar de paz, alegria para as crianças” e diz que os moradores “merecem a igualdade”, mas admite que “está ruim até para dormir” e que “hoje até MC é profissão perigosa”. Ouça a música abaixo:

    ‘Realidade através do som’

    Em outras músicas com milhões de views no YouTube, a narrativa sobre drogas e violência nas comunidades é ainda mais direta, sem o pedido de “paz nas favelas”. Mas o cantor nega fazer “apologia” à violência.

    “O Mc Rodson não faz apologia ao crime, não faz apologia ao tráfico, o Mc Rodson relata o que acontece na comunidade”, diz a descrição de sua página no Facebook. O cantor diz narrar “a realidade das comunidades do Rio de Janeiro através do som”.

    É o caso de faixas como “Tudo monitorado” e “Papo de melhoria”, em que ele fala sobre a vida “do crime”, mas explica:

    “Sou criado aqui / Vi muitos bagulhos / Foi desde pequenininho”

    Em “Papo de melhoria”, ele fala sobre drogas e, ao mesmo tempo, sobre evitar “complicação: “Traz o boldo e traz o lança mas preste atenção / Use longe das crianças pra não ter complicação”.

    Em 2018, MC Rodson teve ao menos duas músicas de sucesso com temas diferentes: “A moda é dar PCX pra mulher”, funk 150 com letra “ostentação”, e “Dinheiro move o mundo”, que ganhou clipe no canal paulista Kondzilla, maior vitrine do funk brasileiro.

    Nesta segunda faixa, em tom mais pessoal, Rodson canta:

    “O dinheiro move o mundo / É por isso que o mundo ta perdido / O perdido saiu a procura de se encontrar / E se encontrou dentro do olhar do seu filho”.

    Ouça abaixo:

    No Comment

    You can post first response comment.

    Leave A Comment

    Please enter your name. Please enter an valid email address. Please enter a message.